manda suspender BR 421 em terra indígena
A pendenga é antiga. A BR-421 está projetada de Ariquemes a Guajará Mirim, porém atravessa o parque Estadual de Guajará Mirim. A sentença continua a impedir a construção da estrada no parque e no entorno das terras indígenas Uru Eu Au Au e Karipuna, da qual no momento existiam apenas 10 km. Hoje segundo notícias dos moradores, já está totalmente aberta e utilizável na época da seca. No rumo da BR 421 está o distrito de Jacinópolis, uma das áreas "sem lei" do nosso estado. A notícia é do Tudorondônia.
Fotografias de pistoleiros em Porto Velho, Rondônia
Capanga armado na Linha 45 do Rio das Graças |
Pelo menos três homens armados na fotografia. |
Qunado percebem que podem ser fotografados escondem as armas. |
A atuação de pistoleiros armados contra acampamentos de pequenos agricultores e posseiros em Rondônia fica demostrada gráficamente pelas fotografias apresentadas por moradores da Linha 22 e 45 da Gleba do Rio das Garças, nas proximidades de Porto Velho. Neste lugar Luiz Carlos de Oliveira tem entrado na justiça com pedido de reintegração de posse contra a Associação Porto Velho Progresso, com 170 famílias situadas nas proximidades da antiga Fazenda Beron.
O presidente da Associação Porto Velho Progresso, Natalino Alexandre dos Santos, tem sido ameaçado repetidas vezes. Primeiramente por um homem com duas armas na cintura, e posteriormente jagunços que ficam enfrente da casa dele dando tiros para todo lado.
Já outros membros da associação também tem recebido numerosas ameaças. Um deles recebe contínuas ligações por telefone, o intimando a deixar a chácara "se estima a sua vida" e tiver amor por sua família". Ele é casado e pai de três crianças.
Entre os envolvidos nas ameaças estão citados Jorge Otavio Morães Gomes, policial, assim como Erivando Santo Vandro, Eraldo Bentes Bittencourt e Erivando Santo Vandro. Alguns deles aparecem nas fotos publicadas.
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Porto Velho: Ameaças no acampamento Morro Vermelho.
A situação do Acampamento Morro Vermelho, no Distrito de Nova Mutum e nas proximidades de Jaci Paraná, é de grave tensão. Este é o parecer da Ouvidora Agrária do INCRA, Dra. Márcia do Nascimento Pereira, e a julgar também pelos depoimentos apresentados na CPT RO por três posseiros que estão sendo ameaçados de morte. Mais uma vez, aquilo que não conseguem pela justiça, alguns poderosos continuam a tentar impor pela violência. As denúncias são tanto mais graves porque, como já foi publicado neste blog, envolvem o Presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, Walter Araújo e a atuação irregular de policiais. 50 famílias já tinham sido expulsas a finais de junho e os seus barracos queimados, na época seria sob ordens do pecuarista e ex delegado João do Vale. Agora ntem pedido nova intervenção da Ouvidoria Agrária Nacional, presidida pelo Dr Gercino Filho, solicitando medidas de segurança das autoridades para evitar mais um conflito agrário estourar em Rondônia.
Usinas de Madeira e violência sexual contra crianças e adolescentes
Evento em Porto Velho constatou a gravidade do aumento de violência sexual contra crianças e adolescentes, com motivo da construção das Usinas do Madeira. Uma carta redigida a partir do encontro constata: " A violência sexual pode e deve ser prevenida "
E neste sentido solicita " Inserir no marco legal para licenciamento e financiamento destas obras medidas condicionantes e cláusulas sociais assecuratórias dos direitos das comunidades locais, especialmente de crianças e adolescentes, a serem desenvolvidas no processo de instalação e operação do empreendimento". Assim como outras medidas que sabemos que é muito difícil que sejam cumpridas, em aras do desenvolvimento e do lucro a tudo custo que orientam os grandes projetos.
MST pede mais dinheiro para reforma agrária e novo modelo de crédito para assentados no Pronaf
Negociando com o ministro |
quarta-feira, 24 de agosto de 2011
Ministério Público do Trabalho pede indenização de R$ 5 milhões para os trabalhadores de Jirau
24/08/2011 - Camargo Corrêa e ESBR terão de pagar por “práticas de condutas ilícitas"
Escrito por: Agência Brasil. O Ministério Público do Trabalho em Rondônia (MPT-RO) entrou com uma ação na 8ª Vara do Trabalho, em Porto Velho, para que as empresas Camargo Corrêa e Energia Sustentável do Brasil (ESBR), responsáveis pela construção da Usina Hidrelétrica Jirau, paguem uma indenização de R$ 4,9 milhões a seus funcionários, por “práticas de condutas ilícitas”.
Pe Ton intercede pela comunidade quilombola de Laranjeiras.
Dona Nazaré, matriarca da comunidade quilombola de Laranjeiras, no Rio Guaporé RO |
Vejam a matéria enviada pela assessoria do Pe. Ton. onde recolhendo o alerta da CPT RO, ele estuda junto ao Ministério de Desenvolvimento Agrário como agir para que a comunidade quilombola de Laranjeiras não seja perjudicada pela regularização fundiária do Parque Estadual de Corumbiara.
Corregidoria judicial arquiva relatório de conflitos agrários de Rondônia
Manifestação frente ao Tribunal de Justiça de Porto Velho, em dezembro de 2010 |
Agricultores sem terra do MST e Via Campesina fecham rodovia BR 429
Sumando ao movimento nacional da Via Campesina, mais de quatrocentos sem terra do MST e Via Campesina fecharam a BR 429 ontem em Alvorada d' Oeste, na BR 429, da 9h até às 15,30, nas proximidade do acampamento Sílvio Rodrigues. Os participantes reivindicam o assentamento de 120 famílias no local, e mais outras 280 famílias acampadas em Alto Alegre dos Parecis, Theobroma, e no Acamapmento Antônio Conselheiro. Uma pauta de reivindicações pedindo o assentamento das famílias, cestas básicas e renegociação de dívidas foi apresentada ao INCRA ainda em Abril, assim como a vistoria das áreas reivindicadas, não teve nenhum atendimento. (fonte: Diário da Amazônia)
terça-feira, 23 de agosto de 2011
Pistoleiro preso em Chupinguáia
Pistoleiro Edson Martins de Souza, funcionário de Ilário Bodanese, teria sido preso em Chupinguáia o passado dia 06 de Agosto, em posessão de numerosas armas de fogo dentro da fazenda. Nas proximidades da mesma, o dia 26 de julho dois acampados tinham sido baleados enquanto estavam pescando. A prisão do pistoleiro responde aos esforços do governo e da Ouvidoria Agrária Nacional para conter a violência agrária.
Imagem de casa destruída em fevereiro 2011 |
Pistoleiro Edson Martins de Souza, funcionário de Ilário Bodanese, teria sido preso em Chupinguáia o passado dia 06 de Agosto, em posessão de numerosas armas de fogo dentro da fazenda. Nas proximidades da mesma, o dia 26 de julho dois acampados tinham sido baleados enquanto estavam pescando. A prisão do pistoleiro responde aos esforços do governo e da Ouvidoria Agrária Nacional para conter a violência agrária.
Esta semana começa em Ji Paraná o 3º Congresso Brasileiro de Homeopatia Popular
Cartaz do 3º Congresso Brasileiro de Homeopatia
que começa em Ji Paraná RO esta quinta feira.
No mês de agosto serão realizados dois eventos que vão proporcionar maior visibilidade à agricultura familiar sustentável: 3° Congresso Brasileiro de Homeopatia Popular e 1° Simpósio Regional de Agricultura Alternativa para a Amazônia. Estes eventos têm como objetivo difundir a Homeopatia popular e a Agroecologia gerando conhecimentos no setor da saúde e para os agricultores e agricultoras sobre formas sustentáveis de produção, como sistemas agroflorestais, insumos alternativos, etc., e outros temas que virão apoiar uma reflexão na política agrícola e de saúde em nosso Estado.
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
Atingidos por barragem realizam manifestação em Itapuá, Rondônia
Manifestação organizada pelo MAB na BR 364, em Itapuá d' oeste RO, dos atingidos pela barragem de Samuel. |
Arredor de 600 pessoas se manifestaram hoje, dia 22 de Agosto de 2011, em Itapuá d' Oeste, em Rondônia, cortando o trânsito da BR 364 das 9,00 horas da manhâ até às 16 horas da tarde. Centenas de carros e de carretas foram retidas pela manifestação, chegando a fileira a mais de cinco km. de distância. Entre as reivindicações dos manifestantes estava a construção duma ponte, que devia comunicar as famílias reassentadas pela barragem de Samuel em Itapuá d' Oeste, que foi mail construída e carregada pela enxurrada das águas. Outrras reivindicações são é a falta de benefícios como o luz para todos entre as famílias assentadas, e ainda o assentamento de famílias atingidas ainda pela construção da UHE de Samuel. .
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado!A UNIÃO FAZ A FORÇA